COIMBRA, 16 de Junho de 2019

Coimbra: Concerto de Páscoa com o Grupo Vocal Ad Libitum

5 de Abril 2019

A Capela da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra acolhe no próximo dia 7 de Abril de 2019 o Concerto de Páscoa, onde participarão o Grupo Vocal Ad Libitum (GVAL) e o Cherubinni Ad Libitum (CAL).

Este concerto tem como tema de fundo a História da salvação que culmina em Jesus Cristo.

A revelação de Deus na história dos homens constitui uma longa sequência de intervenções, em que Cristo é o termo e o ponto culminante.

Deus falou a Abraão, depois a Moisés e aos profetas e, por eles, ao povo que escolheu e formou. Há dois mil anos, Deus dirigiu-se à humanidade pelo seu próprio Filho e, em Cristo, a revelação atinge o seu termo e a sua perfeição.

Recorrendo à sua forma de estar na música, é esta a história que os grupos irão ilustrar no próximo domingo, às 16 horas, convidando todos aqueles que tenham gosto por esta temática a marcar presença.

Desde a revelação a Moisés, passando pela natividade e culminando com o Calvário, serão interpretados vários temas de música sacra. Destacamos a presença da soprano Teresa Queirós, que interpretará, daPetite Messe Solennelle, de Rossini, Cruxifixus.

Ao longo dos seus mais de 25 anos de existência, o GVAL cresceu e tornou-se a Companhia das Artes Ad Libitum, que congrega, no momento, para além do Grupo Vocal, o Cherubinni Ad Libitum, com crianças e jovens a partir dos 5 anos de idade, e o Lead Voices, um agrupamento com banda, coro e solistas, abrangendo diferentes estilos e com arranjos musicais próprios.

A cada um dos membros da companhia são pedidos trabalho e dedicação, imprescindíveis para a qualidade que se pretende apresentar.

Em contrapartida, os membros da companhia adquirem conhecimentos musicais, tendo alguns deles decidido, até, seguir carreiras na área da música e nas artes performativas.

O trabalho desenvolvido pela maestrina Isilda Margarida tem sido fundamental para que o GVAL e o Cherubinni possam manter uma performance artística de elevada qualidade.

Em simultâneo, a maestrina transmite a todos os membros da companhia o gosto pela música, sendo um factor motivacional para o incremento dos conhecimentos necessários para que cada um possa dar o seu melhor a todo o conjunto em que participa.

Os 25 anos de atividade artística do grupo prepararam e motivaram-nos para a consolidação dos projetos em que estamos envolvidos e desafiaram-nos a idealizar e a preparar outros ainda mais interessantes e ambiciosos.

Nestas circunstâncias, procura-se, ainda, criar oportunidades para um estreitar de laços entre os membros da Companhia das Artes Ad Libitum, promovendo o encontro de diferentes gerações de coralistas.


Todos os direitos reservados • Rádio Regional Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com