COIMBRA, 19 de Abril de 2019

Festival Música em Leiria leva jazz de Luís Figueiredo a Pombal

4 de Abril 2019

Luís Figueiredo, responsável pelos arranjos de cordas da canção “Amar pelos dois”, irá apresentar o seu disco de jazz “Kronos/Penélope” no Teatro-Cine de Pombal, amanhã, às 21h30. O espectáculo integra a 37.ª edição do Festival Música em Leiria (FML), que este ano se apresenta como a mais ampla de sempre, levando 15 espectáculos de música clássica, bossa nova, jazz e dança a 10 concelhos do distrito, entre os dias 23 e 25 de Abril.

No seu espectáculo, Luís Figueiredo explora a inesgotável temática do tempo através da busca de alternativas a fórmulas e categorizações vulgarmente associadas ao jazz e à música improvisada, e sugere que é nos interstícios dessas normas que se encontram as propostas mais interessantes. Mais do que ver-se inscrito em categorias musicais, interessa ao autor compor e interpretar música onde encontre profundo significado. É assim que, do álbum, nascem dois espectáculos distintos mas interligados, em que Penélope simboliza a espera e a memória, e Kronos a azáfama dos dias, a passagem do tempo, a morte e o renascimento.

Para a criação deste novo trabalho, o pianista encontrou inspiração em outros músicos e outras músicas, mas há também importantes ligações a livros e filmes, duas das suas paixões mais intensas. No seu álbum “Kronos/Penélope”, Luís Figueiredo mostra toda a sua versatilidade enquanto compositor, apresentando temas que atravessam diversos universos sonoros, desde elementos de música clássica de câmara, passando pela improvisação pura, momentos falados, baladas e até pop-rock.

Luís Figueiredo iniciou o seu percurso com o Curso de Piano do Conservatório de Música de Coimbra, licenciou-se em Piano na Universidade de Aveiro, e mais tarde em Jazz no Conservatório de Amesterdão. Desenvolve a sua actividade desde 2004, maioritariamente na área do jazz, tendo partilhado o palco com nomes como Bruno Pedroso, André Fernandes, Alexandre Frazão, João Moreira, João Hasselberg, Luísa Sobral, Perico Sambeat, Carlos Barretto e Jeffrey Davis, entre muitos outros. É doutorado em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro, onde é docente de Jazz Studies no mestrado em Música e de Música de Câmara na licenciatura em Música.

Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, serão os palcos dos espectáculos da 37.ª edição do FML, o festival de música mais antigo do país a decorrer de forma ininterrupta. Entre os grupos e artistas que marcam presença no festival deste ano, destacam-se Mário Laginha, Pedro Burmester, PaGAGnini, Plataforma Displaced, Ivan Lins, Luís Figueiredo, André Gaio Pereira, Francisco Sassetti, Danças Ocultas ou Trio Pangea.


Todos os direitos reservados • Rádio Regional Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM