COIMBRA, 19 de Abril de 2019

Morreu a cantora e compositora Dina

12 de Abril 2019

A cantora e compositora portuguesa Dina morreu, esta sexta-feira, aos 62 anos, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa. A autora de êxitos como “Amor de água fresca” e “Há Sempre Música Entre Nós” sofria de fibrose pulmonar e, em Janeiro de 2018, era noticiado que estava à espera de um transplante de pulmão.

Dina, o nome artístico de Ondina Maria Farias Veloso, nasceu a 18 de Junho de 1956 em Carregal do Sal, distrito de Viseu.

Foi como compositora, no Quinteto Angola, que iniciou a sua actividade musical em 1975. Viria a tornar-se conhecida do grande público em 1980, no XVII Festival RTP da Canção, quando apresentou o tema de sua autoria “Guardado em Mim” (com poema de Eduardo Nobre).

Em 1982 concorreu novamente ao festival com as canções “Em Segredo” e “Gosto do Teu Gosto“, tendo alcançado um 6º lugar. No mesmo ano deu voz a um dos temas principais da primeira telenovela portuguesa “Vila Faia” da autoria de Rosa Lobato Faria e Vítor Mamede.

Em 1992 venceu o Festival da Canção com “Amor de Água Fresca” (poema de Rosa Lobato Faria), tendo conseguido apenas o 17.º lugar na Eurovisão que esse ano se realizou em Malmö, na Suécia.

Próxima do CDS, Dina deu voz ao hino dos centristas em 1995, “Para a Voz de Portugal ser Maior, acção de que sempre assumiu não se arrepender, mas que reconhecia ter-lhe “fechado muitas portas”. “A letra refletia um contexto, aquela época, o espírito de mudança que se vivia quer no CDS quer no panorama nacional”, lembrou em 2016 Manuel Monteiro à Visão.

Em 2001 compôs um tema que é escolhido para a banda sonora da telenovela “Filha Do Mar“.

A cantora decidiu abandonar os palcos em 2016 por causa dos problemas de saúde. No mesmo ano, mais de 15 artistas da nova geração da música nacional celebraram no Porto e em Lisboa os 40 anos de carreira da artista. Ana Bacalhau, B Fachada, Best Youth, Márcia e Samuel Úria foram alguns dos artistas presentes na homenagem.


Todos os direitos reservados • Rádio Regional Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM